Titulo Internas - Notícias

Blog

Blogs

Blogs

4 erros no processo de transformação digital das empresas

A pandemia e as práticas de distanciamento obrigaram muitas empresas a entrar para o ambiente digital e abraçar as transformações. Porém, o esforço realizado em tão pouco tempo pelas organizações, levaram a cometer erros importantes que comprometem uma transformação digital saudável e completa.

A realidade é que esses processos são realmente complexos e exigem cuidados em detalhes que nem sempre são considerados no calor do momento. 

Para te ajudar a identificar, preparamos esta lista com os 4 principais erros na transformação digital das empresas:

1) Processo pouco ambicioso

A transformação digital não deve simplesmente tentar digitalizar tudo o que já existia, que é um dos erros mais comuns, mas ir além e implantar este conceito na cultura da corporação e no conceito do negócio.

Cada empresa tem uma necessidade que pode ser sanada a partir da transformação digital. Por isso, deve-se evitar o uso de soluções generalistas e fazer uma análise aprofundada sobre como transformar o negócio e aproveitar as oportunidades que a transformação digital nos oferece e usar a tecnologia como ferramenta para obter benefícios a longo prazo.

2) Contar apenas com profissionais tecnológicos

A transformação digital parte da tecnologia, mas deve abranger tudo: cultura, processos e, acima de tudo, pessoas, que serão o motor da mudança.

Portanto, é necessário considerar o grau de maturidade digital dos colaboradores e, se necessário, treiná-los para que também possam acompanhar o ritmo da digitalização.

É fundamental que, à medida que a transformação se desenrola, acompanhemos os colaboradores. Não se trata apenas de reforçar as equipes com novos perfis, mas sim de formar e acompanhar as que já temos para levá-los ao máximo potencial.

3) Ignorar a cibersegurança

Quando uma organização transforma seus processos para torná-los mais digitais, ela também deve considerar a segurança cibernética. É necessário proteger o ambiente digital que estamos criando, já que os cibercriminosos aproveitam qualquer brecha para atacar.

Temos visto na mídia diversos casos de grandes empresas sendo atacadas através de ransomware e outras práticas cibercriminosas. Por isso, a digitalização deve ser acompanhada por um esforço global em segurança cibernética e, principalmente, pela conscientização de toda a força de trabalho contra possíveis ataques. Convidamos você a conhecer nossa plataforma de conscientização para cibersegurança neste link: https://thefirewallmindset.com/pt-br/

4) Não aproveitar o potencial dos dados

A transformação digital traz como consequência diversos mecanismos de coleta de dados e informações que são extremamente valiosas para o desenvolvimento e melhora nos processos do negócio. Porém, a análise destes dados são frequentemente deixados de lado. Aproveitar as informações ao máximo pode ser muito vantajoso, pois oferece detalhes sobre os clientes, o correto funcionamento do negócio em tempo real e como agir em todos os momentos para ser muito mais eficiente e competitivo.

Quer melhorar seus processos de transformação, sustentação digital e cibersegurança? Conheça nossas soluções para o seu negócio em https://www.entelgy.com.br/web/guest/solucoes

00

Mais Entradas de Blog

thumbnail
thumbnail
Comentar