Titulo Internas - Notícias

Blog

Blogs

Blogs

4 tecnologias baseadas em Cloud e Data Analytics que serão tendência em 2023

Nos últimos anos, empresas de todos os tamanhos deram o passo definitivo para a transformação digital de seus negócios. O que começou como uma necessidade de lidar com uma situação aparentemente transitória tornou-se uma realidade a longo prazo. 

As tecnologias provaram trazer benefícios importantes para as empresas em termos de redução de custos, adaptabilidade a mudanças, melhoria de processos e eficiência. É por isso que, nos próximos anos, continuaremos vendo o aumento de investimentos em tecnologias que promovem transformação digital, melhoria de processos e outros benefícios. 

Segundo estudo do Gartner, os gastos mundiais com TI estão projetados para totalizar US$4,6 trilhões em 2023, um aumento de 5,1% em relação ao ano passado.

Para você se preparar para este novo ano e melhorar a agilidade e eficiência de sua empresa, separamos as tecnologias baseadas em Cloud e Data Analytics mais recentes e que terão maiores investimentos em 2023:

1. Aplicações Full Cloud


As aplicações full cloud são aplicativos cujos componentes de back-end e front-end são executados e gerenciados inteiramente na nuvem. Em outras palavras, as aplicações full cloud são desenvolvidas e executadas sem a necessidade de qualquer infraestrutura local ou hardware. Isso permite que os desenvolvedores possam se concentrar em criar funcionalidades valiosas para o usuário final, em vez de se preocupar com a infraestrutura subjacente. Além disso, as aplicações full cloud podem escalar automaticamente para atender às necessidades crescentes de tráfego, sem a necessidade de provisionamento manual de recursos adicionais. Isso pode ajudar a reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência.

Na Entelgy somos especialistas em desenvolvimento baseado em tecnologia full cloud, onde a economia de custos e tempo, bem como a reutilização de componentes, se tornam uma prioridade.

2.  Observabilidade para aplicativos em nuvem


Mais e mais organizações estão migrando o desenvolvimento de aplicativos de software para a nuvem, e isso resulta em maior complexidade, bem como em um número maior de erros inesperados que são difíceis de investigar e resolver. As tecnologias de observabilidade permitem que você saiba o que está acontecendo nos aplicativos em nuvem por meio de métricas, logs e monitoramento que você analisa em tempo real. Dessa forma, não apenas os problemas são detectados antes que eles ocorram, mas também são identificados os motivos e propostas possíveis soluções.

3. Process Mining para agilizar os processos 


Muitas empresas, ao iniciarem sua transformação digital, dedicam seus esforços simplesmente para digitalizar aqueles processos que já existiam. No entanto, na maioria das vezes tratam-se de processos ineficientes e que podem estar atrapalhando o desempenho da organização.

As práticas de Process Mining da Entelgy analisa todas as variantes que fazem parte de um processo de negócio, compilando todas as informações existentes para identificar, detalhadamente, como esses processos estão se desenvolvendo, quais estão se mostrando ineficientes e quais estão sendo um obstáculo para a organização. É, sem dúvida, a ferramenta fundamental para agilizar o funcionamento de qualquer organização, tornando mais eficiente a execução dos seus múltiplos processos.

4. Operações inteligentes para tomada de decisão


O enorme processo de transformação digital dos negócios gera como consequência uma grande quantidade de dados disponíveis. Estas, sendo analisadas corretamente, podem se tornar informações muito valiosas que a empresa pode utilizar em seu benefício. Com o tratamento correto desses dados, podemos fazer a empresa funcionar por meio de operações inteligentes, simplificando e otimizando processos.

As Operações Inteligentes são aquelas que utilizam o valor desses dados para otimizar a tomada de decisões em tempo real, a experiência do cliente e alcançar melhores resultados para o negócio. Trata-se de tomar decisões de negócios com base em informações reais que podemos coletar e analisar, deixando menos espaço para improvisação e intuição.

Estas são tendências que já vimos durante 2022, mas que começarão a se tornar cada vez mais comuns, pois são cada vez mais necessárias e estarão cada vez mais presentes em 2023. Estamos em um ponto em que o setor de tecnologia quer levar a transformação digital a um passo adiante, ou seja, não apenas implementar tecnologias, mas também aproveitar o potencial e os dados que eles nos fornecem para sermos mais eficientes, prever, evitar e solucionar erros.

Conheça como a Entelgy pode auxiliar sua empresa com diversidade de tecnologias e inovações, acesse: https://www.entelgy.com/soluciones

Este texto é uma adaptação do artigo original “4 tecnologías basadas en Cloud y Data Analytics que serán tendencia en 2023”. Leia o conteúdo original em espanhol aqui.

00

Mais Entradas de Blog

thumbnail
Comentar