Titulo Internas - Notícias

Blog

null

Blogs

A digitalização é a vacina

A digitalização é a vacina para as empresas se manterem competitivas no mercado

A atual crise que enfrentamos devido a pandemia do novo coronavírus causará um impacto direto na economia mundial. De acordo com diversas análises de entidades econômicas, a economia crescerá metade do que era esperado. As perspectivas positivas estão nas medidas tomadas pelo governo, e também na capacidade das empresas de se adaptarem a esse novo contexto.

Há possíveis cenários para este momento: talvez algumas empresas não consigam se manter, e esperamos que sejam poucas. Na visão otimista, acreditamos que a maioria vencerá a crise econômica. E mais, outras aproveitarão o momento de mudança e transformação para melhorar e sair desta situação. Uma aposta é certa: o que ficará como aprendizado, para todas, é que digitalização será fundamental em todos estes cenários.

Antes de tudo, é importante ressaltar que a digitalização de uma empresa começa pela forma de pensar — é preciso enxergar o negócio de uma maneira digital. Na prática, isso implica em uma visão voltada à simplificação, ou seja, racionalizar os processos e observar a experiência de quem consome seus produtos. E também de quem atua internamente em sua empresa.

Sabemos que o mundo, e nem o Brasil, estava preparado para enfrentar este tipo de situação. Esse é um contexto absolutamente inédito. Embora muitas empresas já tivessem muitos processos digitalizados, e até tivessem a possibilidade de trabalhar em home office regularmente, a grande maioria não estava preparada operacionalmente para esta situação.

No entanto, a estabilização do home office ainda é uma grande oportunidade para as empresas darem um passo adiante rumo à transformação digital. Da forma como trabalhamos atualmente, a maioria de dentro de suas casas, a tecnologia, por meio das ferramentas digitais, tem papel fundamental para tornar possível a execução de processos de negócios remotamente. Por outro lado, as organizações que não tiveram esse grau de maturidade digital sofrerão impactos negativos, que as fará repensar seus processos no futuro.

De fato, muitas empresas reinventaram seu processo de produção em tempo recorde. Por exemplo, algumas alteraram os modelos de manufatura para fabricar respiradores; a indústria têxtil adaptou sua produção para a composição de roupões e máscaras sanitárias, entre muitas outras que abandonaram suas próprias produções para entregarem outros tipos de serviços ou produtos. Tudo isso graças à tecnologia. Não podemos deixar de mencionar as ferramentas digitais que estão sendo usadas para encontrar a vacina contra a COVID-19 no menor tempo possível, como big data e inteligência artificial.

Mas o que acontecerá quando tudo isso acabar? Pouco a pouco, todas as empresas voltarão à rotina presencial de seus times. E, segundo as análises de mercado, é muito provável que essa crise nos mude como pessoas, cidadãos, usuários, clientes e, obviamente, nos impactará como trabalhadores, gerentes e empreendedores.

Quando a situação de quarentena terminar, muitas empresas irão refletir sobre seus processos para otimizá-los e digitalizá-los. Ou ainda mudem seu modelo de negócio, pois ficou provado que muitos processos podem ser realizados virtualmente. Por outro lado, as empresas que já são altamente digitalizadas sairão fortalecidas dessa crise, por dois motivos: primeiramente, ao final da crise é bem provável que já tenham conseguido amenizar o impacto negativo sofrido, pois a digitalização de seus processos permitiu que continuassem trabalhando e, ao mesmo tempo, foram eficientes em suas operações. E em segundo, depois de enfrentar esse teste e passar com êxito, poderão acelerar a digitalização e promover o envolvimento cultural de suas equipes no processo de transformação, o que será um fator diferencial no avanço e reforço na competitividade.

A cultura de negócios também será repensada em termos de transformação digital, ou seja, maior operação remota, automação e robotização, respondendo positivamente à demanda por um mundo mais digital.

Mas embora essas mudanças tenham sido aceleradas pela crise, essa profunda transformação digital era algo pendente de acontecer. O mundo está mudando! Muitas organizações já estavam imersas em seu processo de transformação e agora, sem demora, isso se tornará uma tendência global e será necessária para todas as empresas e setores.

Sua empresa está preparada?

00

Mais Entradas de Blog

thumbnail
thumbnail
Comentar