Titulo Internas - Notícias

Blog

Blogs

Blogs

A URGENTE NECESSIDADE DE DIGITALIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Este ano, o Ministério da Economia e Transformação Digital da Espanha vai dedicar 4.230 milhões de euros à digitalização e telecomunicações. A Administração Pública tem de adaptar as suas ferramentas e modelos de negócio para se adaptar aos tempos de mudança, para além de acelerar a sua própria capacidade de transformação digital.

A pandemia acelerou a digitalização da sociedade e evidenciou a importância da Administração Pública poder dar uma resposta sólida, rápida e, claro, digital a todos os cidadãos.

A situação atual dos processos administrativos exige que grande parte do orçamento do Ministério da Economia e da Transformação Digital seja direcionada para a concretização de uma mudança real para uma Administração puramente digital.

Os processos administrativos sofreram gravemente as consequências de um mundo que só funcionou por meio da Internet. A contratação de serviços ou pessoal ou a realização de qualquer procedimento tem significado grandes dores de cabeça, tanto para o pessoal que os teve de executar, como para o utilizador final.

A Administração Pública tem em cima da mesa várias soluções que podem ser utilizadas para efetuar esta digitalização necessária. É o caso da fatura eletrônica que, segundo dados da Câmara de Comércio Espanhola, já é utilizada por 60,1% das PME com mais de 250 colaboradores.

Poderíamos até nos referir a soluções mais disruptivas, como soluções biométricas que permitem a um usuário, por exemplo, abrir uma conta bancária graças a um scanner facial. Sem dúvida, são muitas as opções à disposição da Administração para agilizar processos que até agora eram entediantes ou difíceis de resolver. Portanto, deve ser um dos pilares dessa digitalização. 

É também uma oportunidade única para a própria Administração e seus processos internos se aprimorarem com novas ferramentas colaborativas que os auxiliam na concepção de procedimentos mais simples e eficientes, além de modelos de trabalho mais ágeis e transparentes.

00

Mais Entradas de Blog

thumbnail
thumbnail
Comentar