Titulo Internas - Notícias

Blog

Blogs

Blogs

Conheça as principais ameaças cibernéticas de 2022 e proteja o seu negócio!

Em todo o ano de 2021, vários ataques foram noticiados ao redor do mundo. Uma das principais ameaças que enfrentamos hoje e está cada vez mais em evidência são os ataques cibernéticos, um perigo que aumentou com a crescente migração para os ambientes digitais provocada pela pandemia de COVID-19.

Em 2022 já testemunhamos grandes ciberataques a empresas nacionais e internacionais, trazendo consequências significativas, como: sequestro e vazamento de informações confidenciais, interrupção de suas atividades, perdas econômicas ou até mesmo danos à imagem de sua marca.

Este perigo é resultado de uma ampla variedade de técnicas usadas nestes ciberataques, que estão cada vez mais sofisticadas para tentar burlar as medidas de cibersegurança das organizações. 

Pensando nisso, os especialistas da Entelgy Security América, divisão de segurança cibernética da Entelgy, analisaram as principais ameaças cibernéticas em alta neste ano: 

Ransomware:

Uma das principais tendências em ciberataque no mundo é o Ransomware, crime que consiste em bloquear uma rede ou sistema pedindo um resgate em troca da liberação dos dados, como em um sequestro. Este é o ciberataque mais popular, visto que muitas empresas ainda não possuem mecanismos completos de cibersegurança para proteger as informações mais sensíveis da companhia e de seus clientes. Os cibercriminosos encontram brechas para adentrar as bases de dados da empresa, roubam as informações, pedem por resgates milionários para devolver as informações que, geralmente, não são devolvidas e ainda são vendidas para outros criminosos. Aqui na Entelgy nós temos uma solução especializada para este tipo de ataque, conheça mais!

Phishing

Você com certeza já recebeu alguma comunicação falsificada por e-mail que parecia muito ser de uma fonte confiável. Um ataque de phishing acontece quando alguém tenta induzir você a compartilhar informações pessoais on-line, como em uma verdadeira pescaria. As campanhas de phishing foram predominantes e evidentes em 2021 e continuamos a testemunhar ataques massivos aos usuários neste ano, por meio de e-mails, WhatsApp e redes sociais.

Ataques de negação de serviço (DDoS)

Estes ataques consistem em desabilitar o servidor, serviço ou infraestrutura de uma organização para que ela pare de funcionar corretamente. Durante o ano de 2021 estiveram muito presentes e notícias apontam ataques vinculados às instituições governamentais em 2022. Os ataques desse tipo também estão aumentando em infraestruturas VoIP (Voice over Internet Protocol), ou seja, aquelas que permitem chamadas pela rede, protocolo usado por aplicativos como WhatsApp, Telegram ou Skype.

Ataques LotL e AVT 

Pouco populares, mas não menos perigosos estão os ataques LoTL (Living off the Land), caracterizados por não precisarem criar arquivos maliciosos para acessar os sistemas da organização, pois aproveitam os gateways existentes. Além dos LoTL, também continuarão ocorrendo ataques AVT (Advanced Volatile Threats), cuja função é acessar uma organização, cumprir um objetivo específico e sair o mais rápido possível. Essa ameaça cibernética difere principalmente das APTs (Ameaças Persistentes Avançadas) muito mais sofisticadas e possuem longa duração (meses ou até anos).

Outras ameaças em ascensão

Outra ameaça que continuará a aumentar em 2022 é o malware móvel, especialmente os Trojans bancários, um tipo de malware que se disfarça como um programa ou aplicativo legítimo para roubar os dados bancários dos usuários de seus dispositivos. Por outro lado, vazamentos e violações de dados ou roubo de informações são outro alvo importante para os cibercriminosos que desejam adquirir dados confidenciais. Ameaça que cresce exponencialmente com a chegada do COVID, quando as organizações e centros dedicados à pesquisa e vacinação estiveram no centro das atenções, com foco no roubo de dados de rastreamento e testes, bem como no roubo de dados de pacientes vacinados.

Por fim, os ataques à cadeia de suprimentos estão se tornando cada vez mais perceptíveis, em alguns casos são o objetivo final e em outros são o meio de acesso a outras organizações.

Ok, mas, como se proteger em meio a tantos ciberataques?

A Entelgy Security América, divisão especializada em cibersegurança da Entelgy, possui uma solução ampla para mitigar estes e outros ataques do começo ao fim: Antiransomware end-to-end! Com mais de 20 anos de experiência e uma equipe de 400 especialistas em segurança cibernética, somos capazes de proteger sua empresa de forma abrangente e com soluções feitas, passo a passo, para proteger sua corporação de possíveis crimes cibernéticos. 

Quer saber mais sobre nossas soluções para a segurança das informações de sua empresa? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

00

Mais Entradas de Blog

thumbnail
thumbnail
Comentar