Muitas empresas iniciaram sua jornada rumo à agilidade quando, anos atrás, foi destacada a importância de ter estruturas dinâmicas e organizacionais onde o talento pudesse ser valorizado. As possibilidades de desenvolver o negócio e as pessoas ao mesmo tempo fizeram com que as metodologias ágeis encontrassem um nicho importante em diferentes departamentos e áreas de negócio. Mas, hoje, é preciso dar mais um passo na agilidade evolutiva: as metodologias têm que ser incorporadas à estrutura e fazer parte do DNA de qualquer organização: você só pode ser ágil quando você é ágil.
A cultura ágil é essencial se imaginarmos o mundo que está por vir. A dinamização do negócio e a capacidade infinitesimal de resposta passarão a ser uma das qualidades básicas de qualquer empresa que se preze. Os próximos anos serão caracterizados pela presença de uma constante: a mudança. O importante é fugir das previsões e enraizar na nossa forma de compreender o mundo uma cultura de agilidade e mudança que nos garanta a adaptação a todas aquelas situações que nem sequer somos capazes de imaginar.
A cultura ágil é pensar ágil. A cultura ágil é ser ágil. A cultura ágil implica na integração nos processos, na estratégia e na interação de todas as peças que compõem uma empresa um mecanismo cultural que auxilia as equipes, proporcionando novas soluções e, claro, transformando os processos para serem mais produtivos, mais harmônicos e, acima de tudo, mais felizes.
Uma das consequências diretas da cultura ágil é o bem-estar e a produtividade. A interconexão das equipes e a visão dos objetivos da empresa produzem “organizações líquidas”. Uma empresa ágil não se baseia em uma hierarquia estática hierárquica; Está estruturada nos fluxos de comunicação, na interpretação dos dados e na capacidade de decisão das equipas mais próximas da solução. A cultura ágil combina velocidade, adaptação, eficiência e negócios. Não estamos falando de metodologia, estamos falando de um jeito de ser de toda uma organização, de um jeito de entender os processos e o negócio: estamos falando de cultura ágil.
A Entelgy tem a cultura ágil em seu DNA, por isso pode compartilhá-la com seus clientes em cada projeto ou serviço que realiza. Temos consciência de que o mundo de hoje exige projetos flexíveis, mas também empresas flexíveis. A mudança de prioridades que o negócio pode exigir deve apresentar resultados tangíveis a partir do momento zero. A cultura ágil é a cultura da Entelgy; É a cultura da nossa equipe, de cada um dos nossos profissionais, do imediatismo e, acima de tudo, do cliente.