Titulo Internas - Notícias

Blog

Blogs

Blogs

Metodologias ágeis: O que é e quais benefícios uma cultura ágil pode trazer para sua empresa

A busca pelas metodologias ágeis tem crescido de modo exponencial nas últimas décadas e vem sendo adotadas por diversas empresas brasileiras, principalmente após o surgimento da Covid-19 e as novas formas de trabalho. Mesmo sendo originárias da área de softwares e tecnologia da informação, as metodologias ágeis estão revolucionando diversos players de mercado, permitindo que empresas com poucos recursos pudessem competir contra multinacionais, demonstrando um potencial ainda maior.

Mas você sabe, exatamente, o que são metodologias ágeis?


O conceito ágil é uma metodologia de gestão que valoriza o dinamismo e a eficiência nos processos e é caracterizada pela cooperação e cocriação, transparência, simplicidade, e claro, a satisfação do cliente (interno ou externo) por meio das entregas. Este modelo foca em valorizar as pessoas com o objetivo de flexibilizar os processos e identificar aspectos de melhoria.

Quais benefícios uma cultura ágil pode trazer para sua empresa?
 

  • O crescimento do negócio

Uma cultura ágil estimula a produtividade e fomenta o crescimento dos negócios, isso se a empresa conseguir integrar essa metodologia como uma mentalidade em todos os departamentos e áreas da empresa. Segundo pesquisas feitas pela McKinsey em 2018, as organizações ágeis possuem um desempenho de longo prazo 70% maior.

Além do desempenho, uma empresa com mentalidade ágil é capaz de responder melhor às mudanças, ter custos mais baixos e seus colaboradores são mais engajados, produtivos, com autonomia e autogestão.

  • Foco nas pessoas

Um dos principais princípios da cultura ágil é a forma com que as pessoas são tratadas dentro deste processo. É importante focar nas pessoas em primeiro lugar, em suas motivações, na comunicação entre os membros de uma equipe e também no estabelecimento de ambientes colaborativos, possibilitando a gestão do conhecimento e dos processos de forma produtiva. Uma cultura ágil fortalece muito a área de RH, que vai muito além de identificar e recrutar talentos, mas também possui o papel fundamental de fomentar positivamente as mudanças de cultura nas empresas e valorizar todos os profissionais, sejam internos ou externos.

  • Transparência e comunicação

Em tempos de pandemia e distanciamento social a cultura ágil é uma grande aliada, pois sua missão é dar visibilidade total a tudo o que acontece na empresa. 

Nesse sentido, como todos os detalhes dos processos internos são transparentes, todos os profissionais terão uma visão completa e compartilhada do projeto comum, o que lhes permitirá enfrentar os obstáculos que surgirem de forma rápida, mudar ou, em última instância, se adaptar a cada situação de forma adequada.

Aqui na Entelgy, carregamos a cultura ágil em nosso DNA e em nossos valores, compartilhando com cada cliente e com cada projeto, cientes da necessidade de obter resultados tangíveis desde o momento inicial até o fim do projeto. Saiba mais!

00

Mais Entradas de Blog

thumbnail
thumbnail
Comentar