Titulo Internas - Notícias

Blog

Blogs

Blogs

Pessoas, dados e inovação tecnológica: três fatores essenciais para uma transformação digital bem-sucedida

A transformação digital tornou-se um assunto importante para empresas de todos os portes e segmentos. A pandemia desencadeou uma aceleração necessária para um processo que, embora já tivesse começado em nosso país, parecia longe de ser uma realidade para todas as empresas.

Tudo indica que, nos próximos anos, continuaremos a ver o aparecimento e desenvolvimento de novas tecnologias, permitindo que a inovação seja uma constante presente nas corporações. A tendência é que o contexto de trabalho continue seguindo essas mudanças, tornando-se cada vez mais digital, autônomo e inteligente. 

Diante de todo esse cenário, as empresas não podem confiar na implementação de tecnologias esperando que elas gerem resultados por conta própria: apenas transformar processos do analógico ao digital não é suficiente para atingir seus objetivos sem pessoas, dados e inovação.

A seguir detalharemos alguns dos fatores mais importantes para uma boa estratégia de transformação digital. Aproveite para aplicar as dicas ao seu negócio e claro, conte conosco para apoiar suas estratégias.

Dados: a base de tudo! 

Um dos principais resultados da implementação de novas tecnologias orientadas à inovação empresarial é a imensa quantidade de dados gerados a partir do simples funcionamento do negócio. Dados esses que quando devidamente processados, tornam-se imprescindíveis e valiosos para a empresa.

O armazenamento, gerenciamento e tratamento de dados tornaram-se um dos grandes desafios das organizações em todo o mundo. Contudo, graças à análise de dados, os tomadores de decisões podem obter novas perspectivas analíticas, encontrar pontos de ineficiência nos processos e resolvê-los da maneira mais inteligente, implementando tecnologias de Machine Learning e automatizando tarefas.

Tecnologias de ponta 

Embora muitas empresas já tenham implantado tecnologias em seus processos de negócio, é necessário estar em constante atualização para manter a empresa no topo. A inovação tem se mostrado fundamental para ajudar as empresas a serem mais competitivas, eficientes e resilientes diante de possíveis mudanças. Por exemplo, aquelas empresas que já haviam iniciado sua transformação digital foram as que melhor resistiram ao primeiro impacto da pandemia.

As tecnologias do momento são aquelas ligadas à automação de processos, Inteligência Artificial, Machine Learning e Process Mining, inovações que trazem redução de custos, aumento da produtividade e outros benefícios importantes para qualquer empresa. Se quiser saber mais sobre esta solução, clique aqui.

Pessoas e Talentos voltados à inovação 

Independente de quanta tecnologia temos em um negócio, acreditamos sempre que as empresas são formadas por pessoas e seu sucesso está intimamente ligado ao talento interno. 

A colaboração entre o capital humano das empresas deve ser uma via de mão dupla: os colaboradores devem ser capazes de fornecer soluções criativas para além da experiência digital e, para isso, as empresas precisam gerar novas oportunidades, condições favoráveis e conseguir reter os talentos e atrair novos, objetivo que as empresas devem ter sempre em mente para o sucesso do negócio.

Também é importante contar com parceiros e alianças inovadoras. As organizações devem desenvolver relacionamentos simbióticos com startups, acadêmicos, fornecedores de tecnologia e outros players de negócios para o atingimento de seus objetivos. Aqui na Entelgy temos os mais variados parceiros e contamos com tecnologias prontas para colaborar ainda mais com o desenvolvimento de seus negócios, clique aqui e saiba mais!

“Uma vez que implementamos a tecnologia e inovação nas empresas, o desafio é transformar o negócio por meio delas. Com a automação de processos, a Inteligência Artificial como aliados e sempre contando com o talento das pessoas, conseguimos melhorar o modelo operacional, avançando para modelos de Operação Inteligente”, afirma Miguel Ángel Barrio, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Transformação da Entelgy.

00

Mais Entradas de Blog

thumbnail
thumbnail
Comentar