Titulo Internas - Notícias

Blog

Blocs

Blocs

Estudantes da Universidade de Fortaleza contam com nova experiência digital

Tradição x atualização

A Unifor, instituição que figura entre as melhores de ensino privado do Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de S.Paulo, entregou uma experiência digital diferente aos diversos públicos que visitam diariamente o endereço eletrônico www.unifor.br.

O portal na internet foi totalmente desenvolvido para facilitar e agilizar o acesso às informações, dentro da premissa de “experiência do usuário”. Dentre as principais novidades estão um design responsivo, que permite a navegação adaptada aos diversos dispositivos como computadores, smartphones e tablets. Com as mudanças, a Unifor deverá incrementar a divulgação das atividades, cursos, programas, notícias e eventos oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade.

Fundada em 1973, a Universidade de Fortaleza (Unifor) está no mercado desde 1973, somando 47 anos de experiência em ensino privado. Hoje, é uma das maiores no ensino privado do Norte e Nordeste, com mais de 25 mil alunos de graduação e pós-graduação. São 40 cursos de graduação, 80 cursos de MBA/Especialização e 16 programas de mestrado e doutorado, ministrados pelos 1.300 professores da IES e distribuídos em um campus de 720 mil metros quadrados.

O grande desafio da universidade era mudar a maneira de interagir com seu público e potenciais alunos para manter-se confiante no mercado, que somam mais de 100 mil usuários e mais de 290 mil sessões por mês, e havia dificuldade para alunos e prospects encontrarem importantes informações sobre cursos e outros serviços disponibilizados pela Universidade O principal canal de comunicação, o portal da instituição, precisava adaptar-se à Geração Y, com um site moderno, intuitivo e responsivo, seguindo as diretrizes de uma boa “User Experience (UX)”, contando com a mesma qualidade dos seus cursos.

 

Resultados

Diversos testes foram realizados, com as diferentes personas da Unifor: estudantes, funcionários e prospects, com o intuito de melhor compreender suas necessidades e desenvolver uma arquitetura de informações que atendesse às expectativas de cada segmento. A nova identidade visual teve o foco na experiência do usuário, com menos cliques, mais interações em todo o site e responsividade para plataformas móveis.

O mapa do site foi atualizado, editando-se e realocando informações que estavam espalhadas no antigo portal. Os testes realizados foram parte importante do processo de construção do novo portal, pois apontaram ajustes na disposição e terminologias das informações.

Com o novo portal, a Unifor beneficiou também as equipes de Marketing e TI da instituição por meio da integração com os sistemas legados usados em outros departamentos da universidade, agilizando uma série de atividades e serviços promovidos pela universidade. Pelo lado da TI, foram desenvolvidas a nova camada de API, funcionalidades de busca interna, novas aplicações no frontend e backend, o que permitiu uma melhor estrutura e mais interações no site. Para o time de Marketing construir sites tornou-se um processo rápido e fácil em função das funcionalidades oferecidas pela plataforma Liferay, como multisite, drag and drop e web, além da possibilidade de atribuição de papéis e fluxo na publicação de informações.

O processo de migração e reconstrução do portal foi conduzido pela metodologia ágil proposta pela consultoria Entelgy, sob a plataforma Liferay DXP, que desenvolveu todo o projeto através da ótica do usuário. “A facilidade de uso da plataforma e sua capacidade de integração com sistemas acadêmicos próprios trouxeram agilidade em nossos processos e concedeu grande autonomia para a equipe de Marketing”, destaca Ana Quezado, Diretora de Comunicação e Marketing da Unifor.

00

Més entrades de blogs

thumbnail
thumbnail
0 comentaris