Titulo Internas - Notícias

Blog

Blogs

Blogs

As 5 melhores recomendações para detectar fake news

A desinformação e as fake news já são uma ameaça real à nossa segurança. Atualmente muitas são as informações falsas compartilhadas sem nenhum critério, ganhando espaços cada vez maiores nas redes sociais e grupos de WhatsApp e Telegram. 

Será que estamos cientes dos conteúdos que estamos consumindo? Já paramos para pensar o quanto a quantidade de informação que recebemos diariamente nos influencia? Sabemos quem está por trás dela e qual é a sua intenção?

Segundo o estudo “Iceberg digital”, desenvolvido pela empresa de pesquisa CORPA, 62% dos brasileiros não sabem identificar uma notícia falsa. Esta disseminação tem consequências para todos: além de desinformar, pode ser usada para infectar equipamentos, roubar credenciais e ainda causar danos à reputação online. 

Infelizmente estamos dentro deste ciclo de desinformação: todos nós a consumimos em maior ou menor grau e contribuímos, mesmo que inconscientemente, para sua expansão. É por estes e outros motivos que é imprescindível identificar as notícias falsas para tomar as melhores medidas. Aqui na Entelgy Security América, nos unimos às recomendações mais relevantes para lidar com a desinformação e vamos compartilhar com você através deste artigo!

5 melhores recomendações para detectar fake news:


1. Filtre as informações que chegam até você através das redes sociais e desconfie de qualquer conteúdo duvidoso. Se uma conta não tem seguidores em comum com você, não mostra imagem de perfil e envia um grande número de mensagens em um curto período, você pode ter se deparado com um bot. Os bots são aplicações criadas para rodar pela Internet realizando tarefas repetitivas e automatizadas, como espalhar notícias falsas.

2. Analise as mensagens que recebe e de onde elas vêm, se têm erros ortográficos ou usam imagens que não estejam relacionadas com o conteúdo do texto. Confira também se o conteúdo que recebeu está divulgado em vários portais confiáveis. Ao se deparar com manchetes exageradas, catastróficas, cômicas ou ofensivas para determinados grupos, tenha cuidado: seja crítico e sempre duvide!

3. Conhecer os portais de notícias que você consome é sempre vantajoso: você estará familiarizado com os conteúdos divulgados e poderá diferenciar caso receba alguma fake news assinada por um dos canais que já conhece. 

4. Tenha muito cuidado com links e mensagens, principalmente se recebê-los junto a uma promessa muito tentadora, como uma promoção, prêmios ou dinheiro fácil em troca do seu clique, ou do seu cadastro. Geralmente esses links são enviados usando as fake news para roubar dados, infectar equipamentos ou até mesmo clonar aplicativos.

5. Dada a proliferação de deep fakes, desconfie de vídeos ou áudios que você recebe. Analise-os bem para detectar se são falsos ou não. Ouça bem (para checar vozes), olhe bem (para detectar quaisquer elementos enganosos em uma imagem) e pergunte a si mesmo qual é o objetivo deles. 

Por último e mais importante: não espalhe conteúdo duvidoso, siga as dicas acima e vamos juntos combater a desinformação!

O texto acima é uma adaptação do artigo original, em espanhol, da Entelgy: https://www.entelgy.com/actualidad-entelgy/actualidad/articulos/5-consejos-para-detectar-las-fake-news

00

Mais Entradas de Blog

thumbnail
thumbnail
Comentar